Achar que já estamos consolidados ou que vencemos é talvez a maior ilusão que podemos acreditar.
A vida é uma consequência constante e ininterrupta de acontecimentos — situações que, em maior ou menor grau, fogem do nosso controle.
Aprendi que nada é permanente, e que precisamos fazer um esforço contínuo para preservar aquilo que julgamos nos pertencer, seja por direito ou conquista.
O tempo não perdoa, e a força da vontade é a única garantia capaz de nos trazer algum conforto ou previsibilidade dentro dos limites de nossas forças e capacidades.
Devemos agradecer pela saúde e pela energia que Deus nos concede — pois é por meio delas que somos hábeis e capazes de manter o que construímos com tanto esforço.
A construção da vida é algo inacabado, e precisamos voltar a ela constantemente se quisermos alcançar qualquer forma de sucesso — seja na superação de obstáculos anteriores ou na conclusão de travessias inacabadas.
Como dizia Miyamoto Musashi, devemos usar todas as armas antes do final de qualquer batalha.
Somente assim teremos a certeza de que demos o nosso melhor, e que Deus foi justo em Sua decisão, mesmo quando o desfecho não sai conforme planejado.
É fundamental manter humildade permanente para confrontar a arrogância e a vaidade daquilo que nos tornamos.
Não basta apenas ter coragem — é preciso ser sábio, no sentido de aprender continuamente e permanecer humilde diante da vida e do tempo

Leave a comment